segunda-feira, 2 de junho de 2014

Efeitos de sentindo: Aumentativo e Diminutivo

Olá, pessoal!

No semestre passado, sugeri aos meus alunos do básico II que assistissem ao comercial da Nova Schin e percebessem os efeitos de sentidos produzidos com o uso do aumentativo e diminutivo, além de debatermos em sala sobre a representação da mulher nesse tipo de comercial. Foi uma discussão maravilhosa, cada um expondo o seu ponto de vista em Português. Querem também assisti-lo? Clique aqui e assista-o.


Aproveitando a oportunidade, eu pergunto- lhes: Este blog é um bloguinho ou um blogão? (rs)

Forte abraço!

Sara Oliveira.

4 comentários:

  1. Engraçado! Eu gostei do comercial muito. Tenho visto os outdoors ao longo da rodovia: “São João com tem cervejão” e “É hora da diversão é hora do cervejão”. Agora eu entendo as mensagens deles. Mas, eu achei que o substantivo “a cerveja” foi feminino. Mas a terminação do “cervejão” é masculino. É uma coisa interessante, e eu estou um pouquinho confuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lydia, ao usar cervejinha ou cervejão nesse comercial, não se trata de uma cerveja pequena ou grande, a intenção desse comercial é "mostrar" ao consumidor que a cerveja Nova Skin é muito boa (é um cervejão), enquanto as outras cervejas do mercado não são tão boas assim (são cervejinhas).
      Caso tenha mais interesse, leia este artigo:
      http://folhacarioca.com.br/2013/02/05/cervejinha-ou-cervejao/

      Excluir
    2. Ohhhh, obrigada para sua explicação! E muito obrigada para o artigo também. Eu entendo agora que falar "um cervejão" não significa o tamano da cerveja mas a qualidade. A escritora do artigo, Carmen Pimentel, disse que:

      "A esse fenômeno chamamos aumentativo ou diminutivo afetivo. Essas formas não traduzem ideia de tamanho, mas possuem uma carga especial de significação: euforia, crítica, admiração, lamento, carinho… em contexto pré-determinado pelos envolvidos na conversa."

      Então, a mulher bonita que apareceu no fim do comercial foi um "mulherão".

      Excluir
  2. o Japão já foi aumentado por qualquer motivo.:P

    ResponderExcluir