terça-feira, 3 de junho de 2014

Básico I ou Básico II - São João 1

Pessoa,

um dos meus cantores favoritos é AdeLmário Coelho. Ele é considerado um dos maiores forrozeiros do Brasil, por conservar o verdadeiro forró pé-de-serra e representar as manifestações do nordeste em suas apresentações.

Como estamos nos preparando para os festejos juninos, escolhi uma de suas músicas para compartilhar com vocês e vermos quais conteúdos culturais, linguísticos e gramaticas poderão ser trabalhados em sala de aula. Sugiro este vídeo para ser trabalhado com turmas de básico I (final de curso) ou básico II (início ou meio de curso).

Primeiro, peço, com toda gentileza, que vosmecê assista a este vídeo:




Eu acho essa música belíssima, pois há muitos elementos culturais baianos que podemos trabalhar durante a aula. Não acham?

Leia a letra da música:

Todo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
Todo o povo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
(bis)

Sou a Bahia do acarajé
Do afoxé, do candomblé
Da vibração atrás do trio
Cada palavra de um livro de Jorge Amado
Eu sou um xote regueado de Gilberto Gil
Sou capoeira jogada no Pelourinho
Num batuque de Carlinhos
Eu sou o som do berimbau
Sou a mistura de Chiclete com Banana
Sou não sei quantas semanas
De folia e carnaval
Sou o forró bacana do Trio Nordestino
Animando o mês junino
Do sertão ao litoral

Todo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
(bis)

Sou a Lagoa do Abaeté
No meio da Praça da Sé
Eu sou Caetano em festival
Eu sou o mar numa jangada de Caymmi
Sou o som da voz sublime de Bethânia e Gal
Eu sou Ivete, Olodum e Ruy Barbosa
Sou Moraes em verso e prosa
Sou Raul em alto astral
Ascensorista do Elevador Lacerda
Venha ver que você herda toda vista original
Eu sou feirante lá no Mercado Modelo
Eu que vendo muito zelo, etc e coisa e tal

Todo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
(bis)

Aqui eu deixo todo meu axé
Você já sabe como é
A minha gente, o meu lugar
Viva a Baía de Todos os Santos
Por todos os cantos, me ponho a cantar
Sou a baiana de sorriso largo
Nas festas de largo, de hoje e amanhã
Eu sou a água da lavagem da Ribeira
Do Bonfim, do Rio Vermelho, de Itapuã
Em Salvador eu sou soteropolitano
E na Bahia eu sou baiano
Ontem, hoje e amanhã

Todo brasileiro se amarra na folia
Pois o Brasil foi batizado na Bahia
(bis)

Pensei em trabalharmos os seguintes conteúdos:

Culturais
  1. Pontos Turísticos
  2. Comidas Típicas
  3. Artistas, Bandas, Escritores
  4. Intrumentos Musicais
  5. Festas Populares
  6. Religiões
Linguísticos e Gramaticais:
  1. Artigos Definidos e Indefinidos
  2. Pronomes Pessoais do Caso Reto e Possessivos
  3. Contrações
  4. Advérbios de Tempo, Lugar e Intensidade 
  5. Verbos: amarrar + em (presente do indicativo); animar (gerúndio); deixar (presente do indicativo); herdar (presente do indicativo); jogar (particípio);  saber (presente do indicativo); ser (presente e pretérito perfeito do indicativo); vender (gerúndio); ver (infinitivo); vir (imperativo); viver (imperativo)
  6. Gentílicos
  7. conjunção explicativa
  8. todo(a) e tudo
  9. Gíria: bacana
  10. Profissões
Espero que tenha gostado, explorarei mais essa música nas próximas postagens.

Abraço,

Até +


Nenhum comentário:

Postar um comentário